sábado, 23 de maio de 2009

Alguns fatos históricos e pitorescos

sábado, 23 de maio de 2009
1560
O povoado é elevado à condição de vila, com população de 80 “almas”. Os índios não entravam na conta, pois até que fossem convertidos, não eram considerados humanos pela Igreja Católica.



1562
Começa a se formar o bairro mais antigo da cidade: Pinheiros. Os indígenas tupis do campo deixam o planalto de Piratininga (região do Pátio do Colégio), que havia sido ocupada por portugueses, e migram para o largo central de Pinheiros.



1583
É registrado o 1º homicídio. A vítima era um franciscano espanhol, frei Diogo, assassinado por um soldado raso também espanhol, nas imediações da Luz. O religioso mendicante foi pedir esmola ao militar, que era anticlerical, e morreu na ponta de um punhal.


Final do século 16
São Paulo tem cerca de 1.500 habitantes, mas já registra o 1º caso de corrupção. Precisando de um lugar para guardar documentos, a Câmara Municipal faz negócio com o português degredado Frutuoso da Costa e compra dele uma arca por 500 réis. Negócio fechado, percebeu-se q eu faltava o fundamental: a fechadura, retirada pelo negociante. Como não havia trancas para comprar na vila, tiveram de negociar novamente com costa, que vendeu a que havia arrancado – por 600 réis.


1700
Até o final do século 19, antes das influências trazidas pelos imigrantes, o cardápio do paulistano típico combinava os seguintes ingredientes: farinha de milho e de mandioca, feijão, arroz, batata, cará, inhame, abóbora, carne-seca, frango, ovos, bagres e lambaris pescados no rio Tietê. No tempo dos jesuítas, uma das opções eram ratos de diversas castas e cores: “todos se comem e são gostosos”, escreveu o padre Fernão Cardim.



1829
Enfim, faz-se a luz: 22 lampiões, alimentados a óleo de peixe ou mamona, são afixados nas paredes das residências mais centrais – cabia aos moradores das casas onde estavam instalados conservá-los e acendê-los. Até então, ninguém saía à rua à noite, a não ser com lua cheia. Quem convidava os amigos para jantar, hábito social mais disseminado na época, marcava a refeição para as cinco horas, porque aos últimos raios de sol o povo tinha que se recolher.



1854
Começa a ser construído o primeiro cemitério do município, o da Consolação, inaugurado em 1858, durante um surto de varíola. Até então, os corpos eram enterrados sob o assoalho das igrejas, em geral sem caixão. Estrangeiros católicos e protestantes dividem um campo santo construído pouco antes, em 1854, na Luz.



1872
A Companhia Carris de Ferro inaugura o primeiro sistema de transporte coletivo: bondes puxados por burros. Esses veículos, quando em declive, descem a ladeira seguidos pelos burros, enquanto os condutores equilibram o veículo no breque. A famigerada frase “colocar o carro na frente dos bois”, de autoria de Oswald de Andrade, alude à época dos bondes puxados a burro.



1884
Os primeiros telefones chegam à cidade. Em 1885, são 680 aparelhos instalados; em 1907, 5.000; em 1913, 10 mil; e em 1937, 45 mil telefones, mais do que qualquer outra capital de estado do país.



1892
Inaugurado o Viaduto do Chá, com recursos privados do comércio. Para recuperar o investimento, os pedestres têm de pagar um pedágio de três vinténs. Em cada extremo do viaduto fica um guarda, registrando o número de pessoas que passam pela roda giratória.


1893
Henrique Santos Dumont, irmão do pai da aviação, atrai olhares curiosos na Rua Direita dirigindo o primeiro carro a circular no país, um Peugeot.


1896
Primeira partida de futebol, disputada entre o São Paulo Athletic Club, da colônia inglesa, e os empregados da São Pulo Railway Company, empresa ferroviária (a data é controversa, pode ter sido em 1895).


1918
Surgem os primeiros casos de gripe espanhola, logo depois da chegada de um navio de imigrantes espanhóis – hoje se sabe que a epidemia surgiu nos EUA, e não na Espanha. Em São Paulo, a gripe matou 8.000 pessoas.


1929
Ano em que segundo o folclore paulistano, cunha-se o termo “trombada” como sinônimo de acidente. Um bonde trafega pela Rua Catumbi, no Belém, quando um elefante fugido de um circo aparece no meio da pista. Para espantar o bicho, o motorneiro aumenta a velocidade e toca a campainha. Sentindo-se ameaçado, o elefante mete a tromba no bonde, bate a cabeça na lataria e desmaia. A partir de então a palavra passou a ser usada para designar colisões.






1933
Começam a circular os primeiros ônibus, importados , apelidados de “mamãe me leva”, ameaçando o reinado dos bondes. Em 1950, os ônibus inteiramente fabricados no Brasil estampam como slogan a frase “O bonde atrapalha o trânsito”.



1940
O autódromo de Interlagos é inaugurado em 12 de maio com a realização do grande Prêmio de São Paulo, assistido por 15 mil pessoas. Com um Alfa Romeo 3.500 a 115 km/h, Arthur Nascimento Jr. Vence com tempo de 1 h. 46 min. 44 s.



1975
Primeira implosão de um prédio na cidade. A queda dos 30 andares do edifício Mendes Caldeira, entre as praças da Sé e Clóvis Bevilacqua, durou nove segundos e foi assistida por 5.000 curiosos, além do prefeito Olavo Setúbal. O objetivo era abrir espaço para a construção da estação Sé do metrô. A vocação paulistana de levantar-derrubar-levantar prédios havia inaugurado, finalmente, a destruição instantânea.

2 comentários:

  1. Sensacional esta matéria. São Paulo é o nosso maior tesouro. Viva o centro de São Paulo!!!

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  2. A história de Sampa realmente é incrível... è uma pena q cresceu tão desgovernada... Mas mesmo assim adoro esse lugar !!:-)
    O Blog de vcs está ótimo bjus

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