NOSSA SENHORA DAS DORESSéc.18, Antônio Francisco Lisboa Museu de Arte Sacra Madeira policromada A obra de Aleijadinho lembra o tratamento dado por ele aos Passos da Paixão de Congonhas do Campo (MG). Uma talha larga cortada com a volúpia de uma geometria sintética, quase cubista.
CINCO MOÇAS DE GUARATINGUETÁ1930, Emiliano Di Cavalcanti Masp Óleo sobre tela Os verdes anos de Di Cavalcanti são marcados por um lirismo e uma fantasia que percorrem toda a sua obra. Nesse quadro, ele exerce aquele poder de observação que o torna mordaz, mas muitíssimo brasileiro.
PAR DE TOCHEIROS ANTROPOMORFOSSéc. 17, Anônimo Museu Paulista da USP Madeira policromada. Estes tocheiros sempre exerceram um enorme fascínio pelo muito que representam na iconografia do negro brasileiro. Essa obra jesuítica pertenceu à capela de Santo Antonio e, segundo Mário de Andrade, foi mandada construir em 1561 pelo bandeirante Fernão de Barros.
A NEGRA1923, Tarsila do Amaral MAC-USP Óleo sobre tela Grande obra de Tarsila, é o começo de sua expressividade antropofágica, que iria marcá-Ia dessa data em diante. Será que Tarsila tinha a consciência de estar criando uma obra sincrética -ou de sincretismo religioso- com o candomblé, nessa representação iconográfica da "Negra" como lemanjá?
O PAINEL TIRADENTES1949, Candido Portinari Memorial da América Latina Têmpera Portinari, um dos nossos principais muraiistas, suscita nessa obra um dos mais importantes momentos da história do Brasil, a Inconfidência Mineira. O painel narra de modo eloqüente e corajoso a morte de Tiradentes, com tratamento ao mesmo tempo realista e fantástico e um belo uso da cor.
UNIDADE TRIPARTIDA1948/1949, Max BiII MAC-USP Aço inoxidável Prêmio da l' Bienal Internacional de São Paulo, essa obra deve ter exercido um enorme impacto nos jovens artistas da época, simpatizantes da geometria e do movimento que nos anos 50 viria a se chamar concretismo e neoconcretismo. O que encanta na escultura é a idéia da forma infinita de uma fita, que, como uma mandala, perpassa tempo e espaço.
BANANAL1927, Lasar Segall Pinacoteca do Estado Óleo sobre tela Como muitas outras de Sega11 , a obra mostra a sua identificação com a problemática do negro. Nela há o registro perplexo diante de uma dura realidade por ele vivenciada ao chegar ao Brasil, marcada pelas diferenças sociais de uma época até então tida como "dourada". O olhar perdido na "ausência de expressão" desse ex-escravo fala profundamente de ambas as realidades.
MISE AU TOMBEAU1923, Victor Brecheret Família Guedes Penteado Cemitério da Consolação Granito O monumento fúnebre para dona alivia Guedes Penteado demonstra o quanto Brecheret soube ser reducionista de forma coesa, sutil e pungente. A elegância da obra nâo lhe rouba a força expressiva da cena, pelo contrário, lhe acrescenta leveza e delicadeza comoventes.
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